Projeto: Aspectos Culturais do Bairro Realizado pelos estudantes do Módulo V (Educação de Jovens e Adultos)
I Unidade Formativa - Cidades/2009
Bairro/localidade: Córrego da Bica
Objetivo: (Re)conhecer as origens do bairro e seus aspectos. Incentivar os estudantes à pesquisa e à produção científica. Identificar serviços culturais e sociais oferecidos para a comunidade.
Atividades: Visitas à sementeiras, à Associação de Moradores do Alto da Telha e ao Campo de Futebol Fluminense Futebol Clube. Entrevistas com os moradores mais antigos da comunidade e com um vendedor ambulante.
O trabalho realizado foi registrado através de vídeos e também resultou em um folder com as principais pesquisas.
ORIGEM DO NOME DO BAIRRO
O nome se originou de uma fonte que existia na localidade, servindo a população local. Evolução do bairro - aconteceu através de reinvidicação da comunidade com relação a: luz, escola, pavimentação das ruas e escadarias.
(Pesquisa realizada em 18/03/2009 na casa das moradoras Severina Matias da Silva e Eliete Rodrigues)
LAZER E ESPORTE
Fluminense é o time de futebol da comunidade sob a orientação técnica de Reginaldo - morador do bairro, reunindo para lazer e esporte a comunidade de jovens e adultos.
(Pesquisa realizada em 19/03/2009 no campo de futebol O Fluminense, na comunidade, com o técnico amador).
ARTE DA CAPOEIRA
O grupo de capoeira do bairro reúne crianças e adolescentes para a prática deste jogo, que acontece semanalmente na Associação de Moradores, com os mestres de capoeira - jovens moradores do bairro.
(Pesquisa realizada em 20/03/2009 na sede da Associação dos Moradores com os mestres de capoeira que treinam crianças e adolescentes do bairro).
CULTIVO DE SEMENTEIRA NO BAIRRO
A sementeira de plantas ornamentais é cultivada por moradores. É uma prática cultural e financeira dos moradores do bairro, pois os que mexem com isso, sobevivem dela.
(Pesquisa realizada em 20/04/2009 na sementeira do bairro com o cultivo de mudas e sementes).
CANJIQUINHA DO AMOR
Gastronomia - pesquisa sobre comida típica. A canjiquinha do amor é uma prática cultural e financeira de um morador, já conhecido no bairro, Zé da pamonha. A venda acontece de porta em porta, toda a produção é feita por ele. Tem esse nome porque o mesmo relata que faz por amor.
O Folder completo está disponível para baixar.